Hoje, as leituras da Missa e o Evangelho trouxeram um puxão de orelha para nós! Padre Trópia falou, e muito bem dito, sobre a correção fraterna ensinada por Jesus. É preciso advertir o irmão, quando ele estiver em pecado. É muito mais fácil condenar as pessoas do que corrigi-las!!! Jesus, no Evangelho, ensina como deve ser a correção.. Primeiro, em particular.. Caso seu irmão te ouça, você o conquistou! Isso mostra que não devemos expor ninguém à humilhação e ao julgamento! É preciso ter compaixão! Todos nós precisamos ser acolhidos.. Somos carentes de amor! E muitas vezer em nosso meio, deixamos de amar, e pior, excluímos os que pensam diferente de nós...
Depois, na reunião do CPP (Conselho Pastoral Paroquial), refletimos muito sobre a fofoca, e o poder de destruição que ela tem. A fofoca é atraente, é gostosa... Nosso irmão Ildeu, disse algo interessante: "As pessoas fofocam porque gostam de mostrar que estão "por dentro", que sabem algo que os outros não sabem!". É verdade, pois nesse momento, quando sabemos algo que os outros não sabem, nos tornamos o centro das atenções... E quem é que não gosta de ser o centro? Por isso caímos no erro de alimentar o nosso ego e nossa vaidade!
É preciso que esvaziemo-nos cada vez mais de nós mesmos, e enchamo-nos do Amor e da Misericórdia de Deus!
Sempre que pensar em fofocar sobre alguém, pare e reze por essa pessoa! Assim você estará ajudando, e não destruindo! Talvez esse seja o primeiro passo para uma verdadeira conversão!
Fiquem com Deus!
Fred Avelar